Águas na Fonte, Fontes de Alimento, Saúde e Vida Saudável!

Por dezenas, centenas e até milhares de anos, as águas do Circuito das Águas de Minas se tornaram “águas minerais” caminhando, “leeentaaameeente”, no interior das rochas e adquirindo, pouco a pouco, os elementos químicos dos minerais que vão interagindo entre si buscando, sob a batuta dos Deuses, o equilíbrio harmonioso e sutil, tão próprio desse reino desenvolvido ao máximo - o Reino Mineral.

E o que é mais maravilhoso: quando essas águas mineralizadas afloram na superfície, tornam-se águas minerais por um pequeno espaço de tempo, trazendo-nos “saúde” e “vida” quando delas fazemos uso, na fonte.
Isto ocorre devido ao rompimento do equilíbrio químico dessas águas, causado pelas bruscas mudanças das condições originais do seu “habitat”, quando emergem do interior dos aqüíferos.

As águas minerais, das Estâncias Hidrominerais de Minas, tiveram suas idades medidas em laboratórios apropriados e apresentaram idades variando entre 30 a 300 anos, sendo que as águas minerais/termais da Fonte dos Macacos, em Poços de Caldas, apresentaram idade em torno de 11.500 anos! Nunca nos esqueçamos desse fato!

Significa dizer que nossas fontes têm águas resultantes de chuvas que caíram em um passado distante, penetraram solo e rochas especiais, caminhando e se mineralizando lentamente, vindo a surgir agora, após dezenas, centenas e até milhares de anos.

Será que os nossos filhos e netos terão o privilégio de poder usufruir essa maravilha da natureza, considerando-se o nosso descaso e agressões que hoje imputamos ao meio ambiente, nessa famigerada busca do “progresso”, de modo irresponsável e egoísta? Se continuar assim, cremos que não.

Temos o dever de respeitar o meio ambiente e todo o seu maravilhoso conteúdo. O que temos hoje no planeta é resultado das ações de nossos antepassados. O que nossos filhos e netos terão no futuro, dependerá de nossas ações, hoje .

Respeitemos o meio ambiente. Respeitemos nossas águas, nossa vida e o futuro da raça humana!

Alguém já disse: “A Natureza (meio ambiente) não é uma herança que recebemos de nossos antepassados; é um patrimônio que tomamos emprestado de nossos filhos e netos”. Pensemos nisso.

“Circuito das Águas – a maior e mais completa Província Hidromineral do Sistema Solar” - 15/04/2007

Gabriel Junqueira e Henrique Montoza / HG – Consultoria em Geologia, Hidrogeologia e Meio Ambiente Ltda.
Email – geo.hidrogeo@uol.com.br